26 de maio de 2010

Resumo

Alguns números do meu Caminho:

  • Distancia percorrida - 848,2km
  • Tempo a pedalar -  72:30h
  • Acumulado subidas - 16 073m
  • Velocidade média - 11,7km/h
  • Calorias despendidas - 56 872
  • Gasto médio diário - 30 euros (total incluindo viagens de regresso e estadia de 1 noite em França)

O Caminho Francês de Santiago foi considerado em 1993 pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade e desde o seculo IX que é percorrido anualmente por milhares de peregrinos que rumam a Santiago Compostela (mais informações aqui). Em todo o percurso, as paisagens são fabulosas mas o verdadeiro Caminho faz-se de pessoas, do convívio com diferentes culturas e nacionalidades todos com o mesmo espírito de entreajuda, partilha e alegria.
Realizar esta aventura sozinho foi uma decisão difícil e terminada posso afirmar que foi a mais acertada. Terminei com a certeza que o convívio com
outros peregrinos foi facilitado por esse facto e constatei que quem viajava em grupo "fechava-se" convivendo muito pouco com os restantes. Ao longo do Caminho foram imensos os peregrinos com quem me cruzei e convivi podendo afirmar que "NUNCA SE ESTÁ SÓ".

Hoje em dia o Caminho é muito bem aproveitado em termos turísticos o que facilita a logística, a rede de albergues está bem estruturada e com muita oferta. Existem os albergues municipais, paroquiais e privados com preços a  oscilar entre o donativo e os 9 euros. Em virtude do numero de peregrinos ser muito elevado, aconteceu-me encontrar albergues completos mas para quem percorre o Caminho de bicicleta facilmente percorre mais meia dúzia de kms até ao albergue seguinte.
O Caminho está muito bem sinalizado, apenas tive dificuldade em Leon, não havendo necessidade de recorrer ao GPS.
A decisão de transportar o mínimo possível revelou-se sensata, tive menos dificuldade em transpor os obstáculos, no inicio do dia perdia menos tempo a preparar-me, não tive falta de nada e caso falta-se facilmente adquiria ao longo do percurso.

O Caminho é percorrido por todo o tipo de pessoas, não é preciso estar numa super forma física para o fazer, alguns caminham ou pedalam com muita dificuldade mas não os vi desistir. Senti que o corpo habitua-se e recupera facilmente, fundamental foi a força de vontade, o espírito de sacrifício e a determinação.

Foram dias e experiências inesquecíveis que, de bicicleta, pecaram por passar tão depressa...

E já agora:
  • Para quem ainda não percorreu o Caminho Português - Experimente, é lindo!
  • Quem já o fez e gostaria de mais - ganhem coragem e aventurem-se no Caminho Francês!

Em qualquer dos casos, se precisarem de ajuda disponham (ruifre@gmail.com).


BUEN CAMINO e até um dia deste em mais uma aventura...

Sem comentários:

Enviar um comentário