18 de maio de 2010

3º dia Estella - Navarrete

  • Distancia - 61,93km
  • Tempo - 8:30h
  • Acumulado subidas - 1.350m
  • Velocidade média - 9,8km/h

A saída do albergue tinha de ser até as 7:30 e como combinado na noite anterior o dia começou na companhia dos 2 Espanhóis, José e Luis.
Pouco kms depois a 1ª paragem foi na Bodegas Irache, mais conhecida por fonte do vinho. Esta é uma região com muitas tradições vitivinícolas e numa das empresas colocaram uma fonte com 2 torneiras, a do lado direito com água e a do lado esquerdo vinho.
Ainda era muito cedo mas como manda a tradição “Se quieres llegar a Santiago com fuerza e vitalidad, de este gran vino echa un trago y brinda por la felicidad”, bebi um copito mas confesso que não fiquei grande apreciador do vinho desta região.
Até Los Arcos o trajecto não apresenta grandes dificuldades e desenrola-se em estradões de terra sempre pelo meio das vinhas, a paisagem mais uma vez é lindíssima. Chegados a Los Arcos já era hora de almoçar, apenas tínhamos percorrido 21km em 3:30.
O José e o Luis não tinham a certeza se iam fazer o Caminho todo pelo que para eles pouco importava os km que fizemos, a minha situação era diferente e após o almoço despedi-me e segui a minha viagem. Espero que tenham um Buen Camino!
Durante a tarde a paisagem alterou-se um pouco, as vinhas deram lugar às searas e o calor era muito intenso. Terminei o dia em Navarrete onde fiquei instalado no albergue municipal. É um edifício com 3 andares com pouco espaço para tantas camas,  fiquei instalado no 3º piso que era muito quente. Não havia espaço para a bicicleta mas foi possível guarda-la num restaurante ao lado a troco de 5 euros.
Foi mais um jantar típico do Caminho com muito convívio na companhia de um Espanhol e três Italianos, partilhando experiências e só terminou porque queriam fechar o restaurante e não nos serviram mais vinho... O convívio, as amizades de circunstancia e a partilha tornam o Caminho um local mágico e inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário