25 de maio de 2010

Santiago Compostela

  • Distancia - 4,59km
  • Tempo - 00:28h
  • Acumulado subida -110m
  • Velocidade média - 9,7km/h

Foi uma noite de chuva intensa passada sem dormir, recordando os bons momentos que tinha vivido neste últimos 9 dias e também no que ainda faltava fazer para chegar a casa sem problemas.
Sai do Monte do Gozo debaixo de chuva com o Fabio às 8h para os últimos 4,5km. O percurso é todo em estrada até ao centro da cidade e pouco tempo depois estávamos a entrar na Plaza del Obradoiro.
É o termino desta aventura em autonomia que durou 9 dias e com 850km percorridos.
É a quinta vez que chego a esta praça e se a 1ª foi muito especial, esta suplantou largamente e é difícil descrever as emoções sentidas, foram um misto de alegria, satisfação por ter conseguido e ao mesmo tempo tristeza por tudo ter terminado. Sentei-me a contemplar a Catedral e não me apetecia sair dali...

Mas havia um outro Caminho a percorrer - o do regresso a casa, à familia e à rotina do dia a dia.
Na oficina do peregrino eram muitos os peregrinos que aguardavam a Compostela e ao fim de 1 hora lá chegou a minha vez.
Aproveitei para passear pelas ruas de Santiago até às 12:00 altura em que se celebra a missa do peregrino. Realiza-se diariamente e no final fazem referencia à quantidade e nacionalidades dos peregrinos que concluíram. Foi com imenso orgulho que ouvi "Portugal - um".
No meu ultimo almoço em terras de Santiago tive a companhia do Fabio e partilhamos algumas das recordações desta aventura.
Estava na hora das despedidas e dirigi-me à estação de caminho de ferro de Santiago Compostela. Aqui surgiu o primeiro problema deste regresso atribulado - o comboio da Renfe transporta no máximo 3 bicicletas e os próximos 2 comboios com destino a Vigo já estavam completos. Havia um terceiro com disponibilidade mas ia chegar quase à hora de partida do ultimo comboio do dia da CP com destino ao Porto, não havia nada a fazer, restava apenas esperar que os comboios espanhóis fossem mais pontuais que os nossos. Felizmente tudo correu bem e cheguei a tempo de comprar o bilhete e entrar no comboio.
Na viagem Vigo - Porto tive a companhia de 6 algarvios que tinham terminado o Caminho Português em bicicleta. Foi uma viagem muito animada, com muita conversa até que surgiu o segundo problema - o comboio parou na Trofa e fomos informados que por motivos de descarrilamento de uma composição em Ermesinde o comboio não podia chegar ao seu destino. A CP estava a tratar de enviar autocarros para fazer o transbordo dos passageiros mas sem garantir o transporte das 7 bicicletas.
 

Após algum tempo de espera sem solução à vista, montamos nas nossas bikes para mais uns kms a pedalar até à estação de Ermesinde.
Cheguei ao Porto 3h após o previsto, cansado mas feliz por estar junto da minha família que viveu esta aventura com muita intensidade e a quem agradeço todo o apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário